Spoiler

Contou? Apanhou!

Posted by C. Rocha 26 de maio, 2019

Sim, é assim que você reage quando recebe um spoiler. Não é à toa que quando você acaba contando sem querer para alguém, essa pessoa te elogia a xingos ou a tapa dependendo do que se trata. E independente do que seja qual o assunto. Seja ela jogos, games, filmes livros, vida...se contou levou um tapa. Então, por que spoiler é tão ruim de contar?

Spoiler não é aquele aerofólio que coloca na traseira e nas laterais do carro, principalmente na era ouro do Need for Speed underground e a saga dos velozes e furiosos. O termo spoiler vem do Inglês “To spoil” que significa estragar algo, ou seja, estragar alguma experiencia ou uma reação. Como nós veio escrevendo nesse site, tudo é experiência para sempre te chamar para participar, então aquele zé que conta essa surpresa diminui a expectativa de quem irá ver. Para você entender mais ou menos o que é um spoiler, imagina o seguinte: há uma festa surpresa que você está preparando. Então qual seria a sua reação se a pessoa não soubesse? E se alguém contasse sobre essa festa ao aniversariante? São essa reação que você vai ou odiar pouco ou odiar muito. A mikann fez um vídeo bem explicativo falando do spoiler e sua origem, dá uma conferida.

O engraçado é que alguns desenhos e até série conhecido como os primeiros animes, já te dava o spoiler já da próxima cena e, quem era da época, ficava até ansioso para assistir. Não que isso era importante pois antigamente eles mostravam as cenas finais e o nome do próximo capítulo era devido à última cena do episódio anterior. Mas para quem não assistiu o episódio anterior, já era um spoiler do que ele perdeu e mesmo assim o pessoal não se importava muito.

Mas seja como for, acredito que haja 2 tipos de spoiler. O informativo e o destrutivo.

O informativo é aquele que não conta as partes principais, mas te conta a história. Como assim? O informativo ele conta de fato o que aquilo é sem te dar defasagem das surpresas que há. Como por exemplo opiniões ou a análise de algo.

Já destrutivo, é aquele não se preocupa muito e conta tudo que lhe vem à mente, independente se contou a surpresa, que entregou o momento ou simplesmente fica ameaçando alguém falando que vai contar.

Mas nem todo spoiler é só pancadaria. Acredite se quiser há um pequeno ponto positivo nisso. Caso haja alguma coisa que você tenha interesse, mas não muito ou se não se interessa, alguém pode contar sobre aquela cena. Mas é importante avisar que você não tem tanto interesse naquele assunto para a pessoa te contar. Um bom exemplo, isso aconteceu comigo em assistir a um filme. Eu estava em dúvida se iria assistir X-Men Apocalipse no cinema ou em casa quando disponível. Foi então que um colega meu comentou sobre o filme. Ainda bem que eu assistir em casa.

E uma boa notícia disso tudo é que quase todo lugar que você vê como vídeos e sites e até comentários de site acabam te alertando se há spoiler a frente. Isso é bom pois se há uma coisa mais detalhada sobre algum assunto e que necessite de um spoiler para contar aquela parte, ele te avisa para que não perca essa experiência e a surpresa que vai ter.

E para terminar ouça uma música que conta os spoilers de algumas séries e alguns filmes feitos pelo Adnet. Se você já assistiu as séries e filmes citadas tudo bem, se não...só curte o som.