Shallow

Por que deu tão ruim assim?

Posted by C. Rocha 26 de maio, 2019

Uma música consagrada ao Oscar teve sua versão Brasileia. Não que isso seja um problema pois sempre teve a versão exclusiva do Brasil que sempre dava aquele desanimo só de ouvi falar. Mas para a surpresa de todos, dessa vez não foi uma banda de forró ou banda brega do tipo, foi com uma dupla de sertanejo Paula Fernandes e Luan Santana que fez esse favor de pegar uma música internacional e bastante conhecida, shallow, e fazer a versão do Brasil.

Para quem não conhece, Shallow é uma das trilhas sonoras do filme Nasce uma Estrela (A Star is Born), que é interpretado por Lady Gaga e Bradley Cooper, concorreu ao Oscar (2019) de melhor filme e música junto com Bohemian Rhapsody, Pantera Negra, Infiltrados na ku klux klan, The Ballad Of Buster Scruggs da Netflix e entre outros. E como é que Gaga foi umas das ganhadoras do Oscar por melhor canção original. Então pouca coisa essa música não é.

Preste atenção nessas músicas:


Parece muito estranho ainda mais o trecho “Juntos e shallow now” que muita gente não entendeu nada e nem conseguiu associar a tradução. Mas como tudo na vida tem que ser explicado, vamos entender porque essa música ficou muito estranho na versão Brasileira.

De início, em termos técnicos, a música já começou com meio tom abaixo da música original. Por quê? Lady Gaga arrebenta muito nessa música e o tom é extremamente alto, já que estamos falando de um folk que é um estilo de música que exige bem a voz e timbre. Até o Bradley Cooper precisou treinar bastantes pois, por mais que ele cante “pouco”, a voz que ele canta é bastante alto. Acredite se quiser, mas essa baixada de meio tom já deixa a música meio fraca, que algumas pessoas costumam de dizer xoxo. Eu não sei o que de fato aconteceu com essa música, mas o Luan Santana canta com uma voz bem suave que nem dar para perceber que ele está cantando e a Paula Fernandes canta mais grosso que o próprio Luan Santana dando uma atmosfera meio estranho na música. Resumindo para quem não entendeu, Luan Santana cantou com voz de mulher e Paula Fernandes com voz de Homem e isso ficou bem esquisito. Outro ponto é a vocalização musical que a Paula Fernandes faz ficou bem estranho também, é como se ela já estivesse cansada na metade da música, ela faz porem há muitos altos e baixos que a sonoridade pareceu desafinado.

As letras das duas músicas são diferentes, isso significa que Paula Fernandes não deu uma de Latino copiando a música. Ela fez uma música um pouco parecido com o mesmo contexto da original e copiou a melodia da música. Pois bem que isso que o Latino faz, ou não? não sei. A letra da Lady Gaga fala sobre a tristeza do mundo moderno, a tristeza de um relacionamento falso para ter um relacionamento sério e profundo e no caso da Paula Fernandes parece que eles já tiveram um relacionamento que não deram certo, mas estão tentando voltar. Tirando isso, me parece um pouco uma jogada me marketing de uma música lembra a outra, como se fosse por exemplo baixar em um Minecraft e ter vindo junto o Baidu. Essa música não foi bem trabalhada, pois levou em torno de 2 horas para ser feito (sim, 2 horas para compor música. Se não acredita clique aqui), e passaram na mão de todos os produtores de música e não consertaram o “shallow now”. Não sou um expert em musicalidade, mas poderia trocar “juntos e shalow now” por “Juntos até o final” que não mudaria o contexto da e mesmo assim não ajudaria.

Não é só pela música que foi feito, mas sim pelo fato de o pessoal não gostar muito da Paula Fernandes por ela não se tão humilde assim e se achar “a atriz”, desanimando vários ouvintes. E tentar dar desculpa para tudo como por exemplo ela não consegui cantar junto com Andrea Bocelli e tentar botar a culpa em uns dos cantores de Opera. A boa notícia é que por mais que Shallow tenha ficado estranho desse jeito, destacou ainda mais a música da Lady Gaga que voltou aos top das músicas. E com isso damos parabéns, pois a cada dia é um 7 a 1 diferente.