Sempre que vemos algum filme, série, animação, jogamos, ou até mesmo ao ir ao teatro e até mesmo naquele show do seu artista favorito, queremos sempre classificar se foi bom, médio, regular ou até mesmo ruim. Isso é correto de nossa parte, pois queremos saber se aquele investimento de tempo e dinheiro valeu realmente a pena, se podemos indicar a outras pessoas e até mesmo, por que não, voltar a realizar essa atividade ou assistir esse espetáculo.
Mas o que gostaria de abordar aqui é o que a opinião alheia fazem com as nossas escolhas. Quando assistimos algo, presenciamos um momento, vivenciamos um game play, tudo isso nos expõe as ideias e sensações que os produtores querem que sintamos, e que vivenciamos experiências inéditas.
Mas imagina se tudo oque você estaria exposto ao, por exemplo, jogar um game novo e antes de jogar você ver videos de pessoas jogando na internet, isso vai diminuir suas experiências e sensações na hora de jogar. Como no caso do game "South Park - A fenda que abunda a força", o game é baseado em episódios da animação South Park, no game tem piadas e situações engraçadas envolvendo os personagem, se por acaso você assistir os videos das pessoas jogando na internet você pode não ter as mesmas experiências e achar a mesma graça do que se estivesse jogando.
Um caso recente que passei foi no dia do lançamento do filme "Avengers - Ultimato". Logo pela manhã da pré estréia a primeira pagina de noticias do google tinha a seguinte manchete:
Ao ver essa noticia não li a principio por medo de ter spoiler do filme (e como esse filme teve spoiler na internet... por Thor... parece que teve gente paga pra faze isso de tanto spoiler que teve). Mas confesso que fiquei triste com a noticia que poderia ser um filme chato, porém, ao ir no cinema na pré-estréia tive uma experiência surreal (É impressionante como esse filme é bom). Quero deixar claro que foi a visão que eu tive quando assisti as 3 primeiras vezes no cinema, se alguém pensa ao contrário tem o total direito de não concordar comigo.
Mas passar por essa situação comecei a ver como sofremos influência de opiniões alheias, tanto por canais e redes sociais, por midias digitais e até mesmo por amigos e colegas com opniões próprias formadas.
Por outro lado ver as opiniões alheias nos ajudam a melhorar conceitos que temos, por exemplo, no filme "Transformers - O Ultimo Cavaleiro", ao assitir gostei muito do filme, porém, acompanhando alguns videos depois percebi que muitas pessoas classificaram negativamente por falta de coerência, e porque não incongruência no filme. Continuo gostando pelos efeitos especiais e desenvolvimento, mas realmente há uma falta de lógica. Ver essas opiniões não alteraram minha opinião mas melhoram minhas observações.
Não quero dizer que opiniões sejam ruins, mas acredito que devemos ter nossas próprias opiniões antes de de escutar as dos outros. Particularmente não gosto do que a FOX films fez com com os X-MEN (somente nos filmes, as Hqs são sensacionais), mas nem por isso deixo de assistir porque enxergo alguns pontos que são positivos.
Em poucas palavras queria dizer que: use subjeções alheias sim... mas com bom senso e cautela. E não se esqueça de formar a sua opinião, e não permita que essas opiniões diminuam as suas experiências ou moldem seu caráter.
Apenas para registrar... fica aqui uma gif da sensação que fiquei e a vontade que tive quando li a noticia acima.