Para um bom filme acontecer, é quase que obrigatório que tenha uma trilha sonora mais que adequada. Vamos pensar nas cenas de ação dos filmes sem uma musica animada. Ou na abertura do filme funny games de 1997 em que uma família feliz andando de carro ao ouvindo música clássica e a trilha sonora entra tocando um som meio que punk com heavy metal.
Pensando na importância da trilha sonora, vamos falar de um dos mais premiados do mundo do cinema. Hans Zimmer embora seja Alemão, natural de Frankfurt, foi em solo americano onde conseguiu o maior prestigio. Ele começou sua carreira cedo e seu primeiro sucesso foi nos teclados e sintetizadores das bandas ultravox e THE BUGLLE, principalmente com o sucesso "Video Killed the Radio Star" de 1979.
Hans Florian Zimmer é um dos compositores de trilha sonora mais importante e o segundo mais premiado, de 178 indicações ganhou 110 prêmios. Nesse quesito ele só fica atrás de Jonh Williams (que sejamos francos, compôs de Star Wars a Jurassic Park). Hans entrou no mundo da música cinematográfica em Londres durante uma longa colaboração com o famoso compositor e seu mentor Stanley Myers, que o incluiu no filme My Beautiful Laundrette. Em seguida começou a trabalhar em vários projetos solo de sucesso, incluindo o aclamado pela crítica “um mundo a parte (A World Apart)” lançado em 1988. Durante esse ano Zimmer foi pioneiro no uso da combinação entre tecnologias musicais antigas e novas. Hoje, este trabalho lhe rendeu a reputação de ser o pai da integração do mundo musical eletrônico a arranjos orquestrais tradicionais. Um ponto de virada na sua carreira, veio em 1988, quando ele foi convidado a trabalhar em “Rain Man” lançado em 1989 do diretor Barry Levinson. O filme ganhou o Oscar de (Melhor Filme do Ano) e rendeu a Zimmer sua primeira indicação ao Oscar de (Melhor Trilha Sonora). No ano seguinte, Zimmer compôs a trilha sonora de outro ganhador do Oscar de (Melhor Filme), “Conduzindo Miss Dayse (Driving Miss Daisy)”, estrelando Jessica Tandy e Morgan Freeman. Tendo já conseguido dois vencedores de Melhor Filme, no início dos anos 90, Zimmer consolidou sua posição como um talento eminente com a premiada trilha sonora de O Rei Leão. A trilha sonora já vendeu mais de 15 milhões de cópias e lhe rendeu um Oscar de (Melhor Trilha Sonora Original), Globo de Ouro, American Music Award, Tony e dois Grammy Awards. No total, o trabalho de Zimmer foi indicado para 7 Globos de Ouro, 7 Grammys e sete Oscars para “Rain man”, “Gladiador”, “O Rei Leão”, “Tão Bom Como Fica”, “A Esposa dos Pregadores”, “The Thin Red Line – Além da Linha Vermelha, “O Príncipe do Egito” e “O Último Samurai”.
Com sua carreira em pleno andamento, Zimmer estava ansioso para replicar a experiência de seu mentor de quem ele havia se beneficiado. Com tecnologia de ponta e um ambiente criativo de apoio, Zimmer conseguiu oferecer oportunidades de filmagem a jovens compositores em seu “think tank (que numa tradução livre seria tanques de ideias ou fabricas de ideias)” musical baseado em Santa Monica. Essa abordagem ajudou a lançar as carreiras de compositores notáveis como Mark Mancina, John Powell, Harry Gregson-Williams, Nick Glennie-Smith e Klaus Badelt. Em 2000, Zimmer fez a trilha sonora de Gladiador, pela qual recebeu uma indicação ao Oscar, além do Globo de Ouro e do Broadcast Film Critics Awards por sua pontuação épica. Vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo e gerou um segundo álbum, “Gladiator: More Music From The Motion Picture”, lançado no selo Universal Classics / Decca. As outras pontuações de Zimmer naquele ano incluíram “Missão: Impossível 2”, “O Caminho de El dourado (The Road To El Dorado) e “guerra das Perucas (An Everlasting Piece)”, dirigidas por Barry Levinson. Algumas de suas outras pontuações impressionantes incluem “Pearl Harbor”, e “o chamado (The Ring)”, “Os Vigaristas (Matchstick Men)”, “Hannibal”, “Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down)” e Thelma & Louise filmes dirigidos por Ridley Scott “. Além de “Os Garotos da Minha Vida (Riding In Cars With Boy)” e “Uma Equipe Muito Especial (A League Of Their Own)” dirigido por Penny Marshall. E também “Amor à Queima-Roupa (True Romance)” roteiro de Quentin Tarantino. Lágrimas do Sol, “Cortina de Fogo Backdraft)” de Ron Howard. “dias de trovão (Days Of Thunder)”, “Mistério na Neve (Smilla's Sense Of Snow)” e a animação Spirit: O Corcel Indomável para o qual ele também co-escreveu quatro das músicas com Bryan Adams, incluindo o indicado ao Globo de Ouro “Here I Am”.
No 27º Festival Internacional de Flandres, Zimmer tocou ao vivo pela primeira vez em concerto com uma orquestra de 100 peças e um coral de 100 elementos. Escolhendo seleções de seu trabalho impressionante, Zimmer realizou as recém-orquestradas versões de concerto de Gladiator, Mission: Impossible 2, Rain Man, The Lion King e The Thin Red Line. O concerto foi gravado pela Decca e lançado como um álbum de concertos intitulado "As Asas de um Filme: A Música de Hans Zimmer".
Em 2003, Zimmer completou sua 100ª trilha sonora no filme O Último Samurai, estrelado por Tom Cruise, pelo qual recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e à Broadcast Film Critics. Em 2003, Zimmer marcou sua presença na comédia de Nancy Meyers, “alguém tem que ceder (Something's Gotta Give)”, e no filme animado da Dreamworks, “O Espanta Tubarões (A Shark's Tale)” (com vozes de Will Smith, Renee Zellweger, Robert De Niro, Jack Black e Martin Scorsese) e, mais recentemente, “Espanglês (Jim Spanglish)” de James L. Brooks, estrelado por Adam Sandler e Tea Leoni (pelo qual ele também recebeu uma indicação ao Globo de Ouro).
Lista de alguns filmes em que Zimmer pontuou:
Premios
Oscar: 2018 Dunkirk 2014 Interstellar 2011 Inception 2010 Sherlock Holmes 2001 Gladiator 1999 The Thin Red Line 1999 The Prince of Egypt 1998 As Good as It Gets 1997 The Preacher's Wife 1995 The Lion King *Vencedor* 1989 Rain Man
Globo de Ouro 2018 Dunkirk 2017 Hidden Figures 2015 Interstellar 2014 12 Years a Slave 2011 Inception 2009 Frost/Nixon 2007 The Da Vinci Code 2005 Spanglish 2004 The Last Samurai 2003 Spirit: Stallion of the Cimarron 2002 Pearl Harbor 2001 Gladiator *Vencedor* 1999 The Prince of Egypt 1995 The Lion King *Vencedor*
Neste link você pode pesquisar mais e ver toda discografia.E ai... alguém pode imaginar "nossa quantos trabalhos possui esse músico", eu só queria dizer que até aqui só falei dos filme. Além dessas composições ele tambem trabalha em composições para games, como por exemplo:
E só pra mostrar a importancia deste músico, ele compôs a musica "Living Football (Official FIFA Theme)" para quem não se lembra foi o tema de abertura da copa da Rússia
Um pouco sobre as técnicas aplicadas:
Só de falar no histórico do musico já é uma impressionante, mas as técnicas usadas fazem jus ao seu criador, uma vez que para compor é necessário conhecer a técnica e aplicar a técnica requer domínio sobre o assunto. Um dos mais comentados é a aplicação de uma técnica chamada de Sheppard tone no filme Dunkirk. Já comentamos sobre isso aqui, mas veja esse vídeo para entender melhor sobre o que é.
Outro filme que chega a causar efeitos psicológicos pela sua trilha sonora é Time (A origem) (Inception). A música tem um efeito que não é possível explicar, mas que desaparece na trama de fundo, uma vez que o intuito do filme é transportar o telespectador a uma outra realidade e a velha máxima que diz que: a boa trilha sonora é aquela que não é percebida, pois é homogênea a todo o conjunto da obra.
E o que dizer de interestelar. A um constante aumento sem ser estridente de uma melodia misteriosa.
Mas antes de encerrar gostaria de falar quais que gosto mais, é apenas minha opinião, gosto de varias composições porém minhas favoritas são:
The lone ranger
He’s a pirate
Gladiator
É incrível falar dos trabalhos deste grande musico, compositor, tão aclamado pela crítica, e fez muitos jovens estudar música clássica por sua inspiração. Se você se interessou pelo assunto pesquise mais, tem muitas informações sobre o trabalho de Hans Zimmer na internet, em livros e casas culturais, é um assunto muito extenso. Se quiser fale conosco sobre o que achou e se quiser mais informações ajudaremos como pudermos.