Conheça Titã

De um satélite natural de Saturno, a palco principal de Avengers - Infinite War

Posted by P. Rocha 12 de maio, 2018

Desde seu aparecimento em 1973 nas edições de homem-de-ferro, o titã louco Thanos criado por Jim Starlin e Mike Friedrich, já tem dado muito trabalho aos herois do mundo Marvel. O vilão com super-inteligencia (esse por muitos considerado seu principal poder), super-força, super-velocidade, entre outros super-poderes (sem as jóias do infinito) já enfrentou e venceu por muitas vezes os varios heróis, não é atoa que ele é o princial vilão das Hq's e das MCU (universo cinematográfico Marvel).

Mas trazendo a ciêcia das telas e Hqs para a nossa realidade. Uma curiosidade muito interessante é a sua terra natal. Nascido em Titã, a maior lua de Saturno (não irei citar as outras, porque até hoje foram encontradas 60 luas em Saturno), é a segunda maior lua do Sistema solar, perdendo apenas para Ganímedes (uma das luas de Jupiter). Está lua é muito diferente dos conceitos de lua que conhecemos

Titã possui uma grande densidade e formação rochosa de silício (como a terra) e uma densa atmosfera, uma superficie formada de gelo, vulcões ativos, e até mesmo sais de amônia e nitrogênio assim como materiais organicos como etano, metano, e até mesmo propileno. Fora da terra é o local com maiores probabilidades de encotrar vida dentro do nosso sistema solar.

Se quiser conhecer a lua de titã, no link abaixo tem uma espécie de google earth de Titã, voce pode conhecer como é de verdade. O curioso, é que no filme Avengers - Infinity War, a atmosfera do planeta Titã é a mesma da lua de saturno, um ceu amarelado. O que nos leva a idéia de que para a construção do cenário, há sim uma preoculpação excessiva com a possível realidade do lugar.

Titã

Essa lua foi descoberta em 1655 pelo físico e matemático Christiaan Huygens. A lua possui cerca de 40% do tamanho da terra, e quase 50% maior do que nossa lua, apesar da gravidade estimada ser muito proxima entre nossa lua e Titã. Quem sabe num futuro não tão distante possamos ir até lá.

Sonda Cassiny/Huygens.

As 13h45min CET (Central European Time) de 14 de janeiro de 2005 a sonda Huygens em conjunto com a missão Cassini, aterrisou na lua de Titã,fazendo suas primeiras imagens internas do local, a missão Cassini ficou cerca de 12 anos em missão sobre Saturno e suas luas.

A missão Cassini foi encerrada pelas agencias espaciais em 15 de setembro de 2017, com um ultimo mergulho sobre as nuvens de saturno. A entrada em saturno trouxe as primeiras fotos da superfície do planeta, que estão em estudos pela NASA.

Conhecer outros planetas e luas não é apenas um investimento futurístico mas também nos ajuda a entender melhor nossa história, e de onde viemos.

Abaixo há algumas imagens dessa lua.

Lua de titã (Sonda Cassini)