Como Fazer Um Cinema em Casa.

Posted by C. Rocha 21 de Julho, 2019

Assistir filmes na sala de cinema sempre é bom. Além da qualidade da imagem, o sistema de som sempre surpreende e o conforto que não pode faltar. Não é à toa que passa futebol, eventos e até ballet. Embora que tudo isso seja bom, ir ao cinema todo dia ou cada final de semana gera um custo bem elevado e isso não é muito legal para o bolso. Então como fazer um cinema em casa? A solução é simples porem requer um pequeno conhecimento para não se atrapalhar, não ficar do jeito que você queria ou até mesmo ficar muito elevado o preço. Então, vamos dar dicas de como fazer de forma simples, com uma boa qualidade e claro sem gastar muito.

Antes de começar, há uma coisa a comentar. Há vários sites de decoração que dão exemplo de como montar a sua sala de forma bem legal e até bem estiloso. E muitos desses sites até fazem orçamento de quanto vai ficar. As imagens serão até desses sites para te dar uma ideia de como eles trabalham e como vão ficar. Nós vamos te dar dicas de como montar de forma simples e econômica, sem muito Estilo ou algo do tipo. Caso tiverem interesses, basta fazer uma pesquisa e veem um Layout bem acessível e que vocês gostem.

Assento:

Quanto mais confortável e agradável for para você melhor, independente se for um sofá ou um Puff. Vale ressaltar que no cinema você não pode se espreguiçar pois atrapalhará as pessoas que estão ao seu redor e em casa o máximo vai ser o seu cachorro. Em compensação se a pipoca cair no chão...

Iluminação:

A iluminação pode ser do jeito que você mais deseja ou que combine com o clima q você gosta, além do mais a casa é sua e você pode fazer do jeito que quiser. Pode colocar umas lâmpadas coloridas, colocar velas no ambiente, mas com cuidado para não queimar algo, ou deixar a janela aberta para ter uma pequena claridade no ambiente. Recomendo de não manter o lugar bastante iluminado pois isso atrapalhará o que você irá assistir. Então põe lâmpadas pouco fracas, pode até deixar a janela aberto, porém do jeito que não tenha muito iluminação.

Tv:

Tvs e Smarts tvs top de linhas são muitos boas para qualquer ocasião, porém são as mais caras. Mas há algumas tvs e start tv mais simples conseguem dar conta do recado, como as Ultra HD e até full HD. O preço delas é até meio salgado, mas no final compensando. A Smart tv é uma boa pedida pois ela já possui serviço de streaming como Netflix e Youtube, que por sua vez faz melhor sua utilização. Então nada que fazer uma leve pesquisa para saber qual delas atenderá mais as suas necessidades. A Olhar Digital fez uma matéria de tvs boas e baratas, e quais são os tipos de tvs no mercado explicando as diferenças entre elas, dá uma olhada.

Existe Datashow que algumas pessoas utilizam, porém os preços são bem elevados e por isso eu não comentei sobre eles. Mas caso haja interesse a Olhar Digital fez uma matéria de qual será melhor e que agregue as suas necessidades. Dê uma olhada lá depois.

Conversores:

Infelizmente essa é a parte mais cara. Você pode ter uma tv boa, mas se não tiver um serviço de tv como tv por assinatura ou streaming sem chance. Isso porque o sinal digital aberto é bom porem ela não tem tanta definição de imagem. Nesse caso para ver filmes ou series, você precisara assinar alguma tv por assinatura. Uma sugestão seria serviço de streaming para ter uma qualidade boa, pois é bem acessível até no caso de você tiver aparelhos como consoles, Chromecast etc. Atualmente há vários tipos de serviços de Streaming que o preço acaba sendo bem viável, e isso acaba sendo melhor de bolso do que ter um conversor digital. Para quem tem aparelho de Dvds será uma boa recomendação para utilizar desde que, sejam originais.

Sons:

A melhor alternativa para som são os Homer Theater pois todos eles atendem o sistema Thx e Dolby Atmos, e caixas de som com potências elevadas acaba ajudando muito, porém, quanto mais potente o som mais caro é. Mas necessariamente você não precisa toda potência na sua casa. Existe Home Theater que melhoram muito o sistema de som em vez de ficar só o som da tv, que já é uma grande diferença. Já que cada home possui 5 caixas direcionais e um grave (Subwofer). Isso é bom pois há balanço do lado esquerdo e direito que torna o ambiente bem mais interessante. Mas você precisa saber qual a potência, então busque fazer o teste para ver o qual a melhor potência para o seu ambiente. Um exemplo ideal para quem tem sala até 15m² quadrados é usar um Homer Theater a partir de 75whats, é bem em conta e o som é bom. Vale lembra que quanto mais potente for o som, melhor será a qualidade, e maior o preço.

Uma alternativa mais compacta e mais simples é o Soundbar, que é uma caixa estéreo bem simples e fácil instalação, pois não haverá tanto fio como o do Home e ele tem uma extensão para instala o grave.

Atenção:

É comum as pessoas deixarem as caixas de som apontadas de frente, diretamente para onde estão sentados. Aconselho colocar pelo menos entre 15° a 30° acima dos ouvidos, pois os balanços que tiver você percebe muito mais nítido do que com as caixas apontadas na sua frente. Isso porque a caixa quando sai o som, ela direciona toda a potência para frente, e as extremidades das caixas saem som também, óbvio, mas com um pouco mais fraco. Isso faz perceber com mais facilidade.

Cuidados:

Alguns Cuidados que você deve ter ao montar seu cinema em casa.

Tela:

Telas muitos saturadas com brilho e contraste alto podem ser prejudiciais aos olhos, tirando o fato de o que você for assistir algo que seja muito escuro como nos casos de filme de terror por exemplo. O consumo excessivo disso causa secamento nos olhos causando irritação, coceira e casos muitos graves, miopia. Use o brilho adequado que fique nítido e que não estrague a sua visão.


Seus vizinhos não precisam saber o que você está assistindo. Então não deixe o volume esteja muito alto, isso pode muito atrapalhar não só os outros, mas a vc. Há aplicativos que mostram a sonoridade no ambiente, baixe um e regule para 80db. O som fica incrivelmente bom e não atrapalhe ninguém. Por que 80db? O som é uma escala que vai desde o volume baixo ao volume extremamente alto. O termo 80db é o limite do som agradável, pois a partir desse ponto o som começa a se incomodo passando a ser ruído, causando desconfortos, tonturas e caso constante perda de audição conforme o tempo. Isso tirando o fato que você não entender o que acontece em altura bem alto.

Conexão:

Não faça que nem o Zé ligando tudo de qualquer jeito senão haverá problemas sérios para tirar ou até mesmo limpar. Faça uma sequência de cada coisa que for ligar tendo cuidado para não entrelaçar com outros equipamentos. Se possível utilize uma fita crepe para fazer uma separação boa. Uma vez que fita crepe são descartáveis, você consegue tia e colocar outra sem problema e sem estragar os fios. Outro é a ligação dos equipamentos que pode dar uma dor de cabeça. mesmo assim deixe separado dos outros para não embolar e ficar difícil para manusear depois. Esquece de benjamim, não é ideal. Se há ligação em uma única tomada, o mais seguro será o filtro de linha. Mas antes disso você tem que verificar se a fiação da sua sala irá aguentar tantos equipamentos. Então antes de qualquer coisa consulte um eletricista.