Filme-Evento

Uma Interação que vai te surpreender.

Posted by C. Rocha 09 de Junho, 2019

Filmes sempre são lançados a cada semana com uma temática diferente para trazer experiencia, ou trazer uma mensagem de grande importância, como exemplo filmes motivacionais. Existe várias categorias de filmes, mas um em especial que está começando a aparecer, são filmes-evento. Também conhecidos como Filmes Interativos, tem como finalidade a quem assiste modificar a história para que haja mais participação.

Essa interação começou a aparecer nos meados dos anos 90 nas teledramaturgias como a série “Você Decide”, que você decidia como das alternativas ia ser na próxima cena, e o jogo Hugo na qual você ligava para tentar jogar na tv. Nesse as pessoas teclavam no telefone para mover o jogador na tela da TV.

E como funciona o filme-evento? Quando inicia algum filme, jogos, entre outros, eles informam há uma interação, como por exemplo a bandeira de interação na Netflix. Ou seja, esse tipo de filme você pode fazer escolhas e essas escolhas pode ser escolhida por um mouse, touch até mesmo por um controle remoto.

Todas as escolhas que você fizer dará uma história diferente e, consequentemente isso mudará o todo o contexto ao longo da história. Algo que você acha em meados da história ou as próprias decisões que escolherá, terá experiencia diferente. Quanto mais a história se modifica, mas diferente ela será. Muitos dessas histórias são até divididos em blocos para que não haja um desinteresse para quem assiste, mas todos são feitos conforme linhas como por exemplo a imagem acima para não perder os contextos.

A parte triste é que os finais já são pré-organizados para que a história não saia do seu curso e caso você saia muito da história original, o próprio filme volta para a linhagem ou ele fará um loop voltando nas escolhas que você já fez tornando isso um pouco frustrante. Mas isso é uns dos casos que ocorrem como por exemplo Bandersnatch.

A Netflix é umas das redes de streaming que investe em produção de desenhos, filmes e séries eventos para seus usuários mais para as crianças e recentemente produziu seu primeiro filme adulto da saga Black Mirror: Bandersnatch que teve sua estreia em dezembro e uma série de múltipla escolha de sobrevivência com Bear grylls na série Você Radical.

Algumas empresas também como a 13th street criou um filme “The Last Call” no qual um soft escolhia um número cadastrado para definir qual decisões fazer.

Bibliografias:

http://sringenuo.blogspot.com/2011/02/filme-que-interage-com-o-publico-last.html

https://super.abril.com.br/cultura/vimos-o-filme-interativo-de-black-mirror-e-por-que-voce-deveria-fazer-o-mesmo/

https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2017/06/20/voce-decide-netflix-lanca-conteudo-interativo-que-permite-mudar-historias.htm

https://www.youtube.com/user/Zangado